Uso da Análise Multicriterial para avaliar a geração e distribuição de riqueza empresarial: estudo no segmento de siderurgia e metalurgia 2010 a 2012
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v7i3.37633Palavras-chave:
demonstração do valor adicionado, indicadores da DVA, análise multicritério.Resumo
O presente estudo se propõe a analisar a performance empresarial em relação à produção e distribuição das riquezas agregadas pelas empresas listadas na BM&FBOVESPA do segmento Siderurgia e Metalurgia entre os anos de 2010 a 2012. Metodologicamente o estudo se enquadra como do tipo exploratório, descritivo e quantitativo, que faz uso da análise documental, estatística descritiva (média, desvio padrão) e Multicritério, com o auxílio das planilhas do Excel (Microsoft Office® 2007) e do PROMETHEE®. Os dados foram obtidos junto a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) de 12 empresas que divulgam esse demonstrativo no portal da BM&FBOVESPA, no período de 2010 a 2012. Os resultados obtidos evidenciam a performance empresarial em relação à capacidade de produção e distribuição das riquezas das empresas estudadas e indicam que essa configura-se como uma ferramenta que pode aprimorar o processo de tomada de decisão dos gestores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







