Grau de evidenciação das informações voluntárias das Instituições de Ensino Superior confessionais e não confessionais
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v7i3.37176Palavras-chave:
Nível de Evidenciação. Terceiro Setor. Universidades. Organizações confessionais.Resumo
Considerando que as organizações sem fins lucrativos (OSFL) oferecem serviços e programas que, de outra forma, teriam de ser fornecidos pelo governo, elas são isentas ou imunes dos impostos que as empresas com fins lucrativos devem recolher. Por outro lado, as OSFL devem fornecer informações úteis para os seus stakeholders sobre a origem e a utilização dos seus recursos, bem como sobre o desempenho de suas atividades. Há muitas OSFL no setor educacional brasileiro, como as universidades de orientação religiosa. Supondo-se que os valores éticos professados podem influenciar o nível de divulgação voluntária, o objetivo deste estudo foi verificar se havia diferença significativa no nível de divulgação voluntária entre universidades confessionais e não-confessionais privadas. A área geográfica escolhida para o estudo foi o estado de São Paulo, o qual possui o maior número de universidades e organizações sem fins lucrativos no Brasil. O ano base da pesquisa foi o de 2012. Baseando-se na revisão bibliográfica, foram utilizados 18 itens relacionados com a divulgação voluntária de informações para se calcular o Indicador de Disclosure (ID) de 30 universidades. Os resultados apontaram que, em média, 64,4% dos itens de informação voluntária estavam presentes na amostra. A análise comparativa indicou que não havia diferença significativa entre os níveis de divulgação voluntária das universidades confessionais e não-confessionais, sugerindo que os valores éticos professados não conseguem explicar, isoladamente, o nível de divulgação voluntária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







