MERCADO DE AÇÕES: UM ESTUDO SOBRE O INTERESSE DO INVESTIDOR EM CRITÉRIOS NÃO FINANCEIROS CONSIDERADOS NA TOMADA DE DECISÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v6i1.31943Palavras-chave:
Critérios Não Financeiros, Investidor, Análise FatorialResumo
O objetivo desta pesquisa foi o de identificar se os investidores da cidade do Recife, do mercado de ações, possuem interesse em critérios não financeiros ao tomarem decisões de investimento. Para tanto, aplicaram-se questionários com os investidores cadastrados no banco de dados de uma corretora e com os presentes nos eventos realizados pela Apimec, em setembro de 2012. O questionário continha 12 assertivas sobre características financeiras e não financeiras de empresas e os investidores deveriam indicar o seu grau de interesse em investir nas empresas de acordo com as características expostas. Os critérios financeiros correspondiam à liquidez, rentabilidade e risco e os critérios não financeiros pautavam-se na técnica de opção de telas, com a triagem positiva e negativa para a seleção de investimentos socialmente responsáveis. A análise fatorial foi aplicada a estas assertivas para identificar os fatores formados, bem como àquelas relevantes que foram contempladas em cada fator. Desta forma, por meio da análise fatorial foi possível identificar quais os critérios não financeiros estão sendo considerados no processo de tomada de decisão dos investidores pesquisados. Isto é evidenciado pela relevância que as assertivas com essência não financeira tiveram na análise.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.