MERCADO DE AÇÕES: UM ESTUDO SOBRE O INTERESSE DO INVESTIDOR EM CRITÉRIOS NÃO FINANCEIROS CONSIDERADOS NA TOMADA DE DECISÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v6i1.31943Palavras-chave:
Critérios Não Financeiros, Investidor, Análise FatorialResumo
O objetivo desta pesquisa foi o de identificar se os investidores da cidade do Recife, do mercado de ações, possuem interesse em critérios não financeiros ao tomarem decisões de investimento. Para tanto, aplicaram-se questionários com os investidores cadastrados no banco de dados de uma corretora e com os presentes nos eventos realizados pela Apimec, em setembro de 2012. O questionário continha 12 assertivas sobre características financeiras e não financeiras de empresas e os investidores deveriam indicar o seu grau de interesse em investir nas empresas de acordo com as características expostas. Os critérios financeiros correspondiam à liquidez, rentabilidade e risco e os critérios não financeiros pautavam-se na técnica de opção de telas, com a triagem positiva e negativa para a seleção de investimentos socialmente responsáveis. A análise fatorial foi aplicada a estas assertivas para identificar os fatores formados, bem como àquelas relevantes que foram contempladas em cada fator. Desta forma, por meio da análise fatorial foi possível identificar quais os critérios não financeiros estão sendo considerados no processo de tomada de decisão dos investidores pesquisados. Isto é evidenciado pela relevância que as assertivas com essência não financeira tiveram na análise.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem ao periódico RC&C., o direito de primeira publicação, com a obra simultaneamente licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, mesmo comercial) por qualquer pessoa.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais, separadamente, para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicada no periódico (por exemplo, publicando em um repositório institucional ou como um capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no periódico. Além disso, os autores estão autorizados e são encorajados a distribuir seus artigos publicados on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou acadêmicos ou em páginas pessoais).