GERENCIAMENTO DE RESULTADOS EM EMPRESAS LATINO-AMERICANAS COM ADR’S NEGOCIADOS NOS ESTADOS UNIDOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v4i3.30077Palavras-chave:
Gerenciamento de resultados, ADR’s, América LatinaResumo
Este estudo se propõe a investigar se empresas não financeiras latino-americanas (Argentina, Brasil, Chile e México), que possuem ADR’s negociadas nos EUA, apresentam menores níveis de gerenciamento de resultados contábeis do que as empresas com ações listadas apenas nos mercados domésticos. Tal conjectura baseia-se no fato de tais empresas seriam obrigadas a seguir os padrões contábeis norte americanos, e na mudança nos incentivos a que os gestores estariam expostos. Para isto, foram utilizadas quatro medidas de gerenciamento de resultados contábeis propostas em Leuz, Nanda e Wysocki (2003), três utilizando accruals discricionários e outra verificando a freqüência de pequenos lucros. O teste estatístico utilizado foi o teste não paramétrico U de -Mann-Whitney. Os resultados não contradizem as expectativas prévias baseadas na teoria, já que as empresas que possuem ADR’s negociadas nos EUA, de modo geral, apresentaram menores índices de gerenciamento de resultados contábeis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







