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O ENSINO DA CONTABILIDADE GERENCIAL NO BRASIL: UMA AVALIAÇÃO DE GRADES CURRICULARES E LITERATURA DIDÁTICA

Claudio de Souza Miranda, Edson Luiz Riccio, Raissa Alvares de Matos Miranda

Resumo


O objetivo deste trabalho foi o de traçar um panorama do ensino de temas ligados à contabilidade gerencial no Brasil, esta análise foi desenvolvida para se observar o nível de aprofundamento destes conteúdos nos cursos de graduação em Ciências Contábeis no Brasil. A pesquisa foi feita inicialmente a partir da análise documental de grades curriculares, ementas e livros didáticos, com análise de conteúdo posteriormente. A análise das grades foi feita a partir da observação de 83 cursos, de todo Brasil, nas disciplinas de contabilidade gerencial, controladoria, orçamento, custos, sistemas de informações gerenciais. Em relação às grades observa-se que os conteúdos ligados à contabilidade gerencial, representam em média 12,5% do curso, com variações de 5% a 17,5% do conteúdo. Observou-se também o baixo oferecimento de conteúdos optativos, e que há ainda sobreposição de conteúdos em algumas ementas analisadas. A análise dos livros didáticos indica inicialmente uma concentração das publicações na editora Atlas, seguida da Saraiva. Os livros disponíveis foram lançados em sua maioria a partir do ano 2000, e a maior concentração é observada em títulos da área de custos. Em relação às obras didáticas de contabilidade gerencial, observa-se que as obras nacionais muitas vezes acabam por abordar grandes conteúdos de contabilidade financeira.


Palavras-chave


contabilidade gerencial, ensino contábil, grades curriculares, literatura didática

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v5i2.29980