A INFLUÊNCIA DA GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO NO DESEMPENHO FINANCEIRO DE EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA (2001-2010)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v5i1.29544Palavras-chave:
Capital de Giro, Desempenho, Bolsa de ValoresResumo
Este trabalho busca compreender como a gestão do capital de giro influencia a rentabilidade das empresas, considerando o setor em que estão inseridas. Foram utilizados os dados financeiros e contábeis referentes a 143 empresas listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa), divididas em 4 setores distintos: indústria, serviços, comércio e utilidade pública. Os resultados mostram que o modelo proposto foi mais representativo no setor de comércio, em especial porque este setor tem maior proporção de ativos e passivos circulares em relação aos seus ativos e passivos totais, além de indicar que a variável Capital de Giro Líquido sobre o Ativo (CGLA) é a mais confiável para mensurar a gestão do capital de giro entre empresas que se encontram em setores diferenciados. O modelo do estudo contribui para o avanço do tema no Brasil, podendo servir como base para pesquisas futuras que considerarem outras variáveis moderadoras, outro recorte setorial, por exemplo, empresas de pequeno e médio porte, que enfrentam maior dificuldade para gerir seu capital de giro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.