UMA AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DOS SISTEMAS DE INCENTIVOS NO DESEMPENHO ECONÔMICO DAS EMPRESAS LISTADAS NO IBRX-50 DA BM&FBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v5i1.27292Palavras-chave:
Desempenho econômico, Sistemas de incentivos, Benefícios aos empregadosResumo
As organizações estão inseridas em um mercado exigente e competitivo, e nesse contexto, buscam alternativas estratégicas a fim de obter bons resultados; e um dos desafios consiste em fazer com que os colaboradores atuem de forma a alinhar suas metas pessoais às da organização, conforme abordagem da teoria da agência de Jensen e Meckling. Nesse sentido, como forma de motivar e obter o comprometimento dos colaboradores, as organizações concedem inúmeros benefícios como participação nos lucros, benefícios pós-emprego, remuneração baseada em ações entre outros. O objetivo desta pesquisa consiste em avaliar efeitos perceptíveis no desempenho econômico das empresas listadas no Índice Brasil IBrX-50 da Bovespa decorrentes do tipo e quantidade de incentivos concedidos aos empregados entre os anos de 2006 a 2010. A metodologia utilizada consistiu em coletar as notas explicativas e as demonstrações consolidadas dessas empresas e aplicar testes estatísticos para comparar o desempenho médio de acordo com tipos e quantidades de benefícios oferecidos. Os resultados demonstraram que apenas em alguns anos, as empresas que ofereceram mais tipos de benefícios, apresentaram maiores índices de rentabilidade. Concluiu-se que, embora as organizações tenham aumentado a quantidade de benefícios concedidos no decorrer dos anos pesquisados, estatisticamente, os dados não apresentaram evidências para afirmar que o desempenho econômico das empresas é afetado pelos benefícios oferecidos aos seus empregados em todos os períodos analisados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.