ANÁLISE DOS FATORES DETERMINANTES DA ESTRUTURA DE CAPITAL DE COMPANHIAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL INSERIDAS NO SEGMENTO BOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v4i1.25777Palavras-chave:
Estrutura de Capital. Construção Civil. Métodos Quantitativos.Resumo
O estudo teve como objetivo avaliar o perfil da estrutura de capital de companhias abertas de construção civil. Especificamente, verificou-se a composição da estrutura de capital, examinando o comportamento de indicadores econômico-financeiros das companhias antes e depois da crise subprime de 2008. Em seguida foi apurado quais são as variáveis que mais impactam a estrutura de capital e, avaliado o comportamento do endividamento em relação a possíveis fatores determinantes da estrutura de capital de companhias de construção civil atuantes no Brasil. Foram utilizadas as informações contidas nas demonstrações financeiras disponibilizadas na Bovespa nos anos de 2007, 2008 e 2009. O teste de médias apresentou diferença entre as médias antes e depois da crise para o indicador que revela o nível de Endividamento Total das companhias. Ficou evidenciado a possibilidade das variações geradas pela crise terem impactado na estrutura de capital das companhias. Por meio da técnica estatística de regressão linear múltipla, com abordagem em pooled OLS, ficou evidenciado que as variáveis explanatórias propostas foram mais explicativas no modelo de regressão do endividamento de curto prazo, tendo os fatores RISCO e CRESCIMENTO estatisticamente significativos para a caracterização da variável dependente PC/AT. Com um menor poder explicativo, também foi encontrado significância para estes fatores no modelo de regressão da variável CT/AT. Entretanto, nenhuma variável foi significativa para a regressão do endividamento de longo prazo. As principais inferências permitiram evidenciar uma amostra de valores homogênios que revelam um perfil da estrutura de capital média do setor parcialmente proporcionanda entre capital de terceiros e próprio, bem como valores de curto e longo prazo em mesma proporção. Em termos estatísticos, as variáveis risco e crescimento apresentaram relevância sobre o endividamento de curto prazo e total. Já as variáveis rentabilidade, tamanho e permanente não são determinantes para o modelo analisado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.