A ALAVANCAGEM FINANCEIRA E OS EFEITOS NO BETA: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DO SETOR DE METALURGIA E SIDERURGIA LISTADAS NA BOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v3i1.21489Palavras-chave:
Beta. Alavancagem financeira. Risco.Resumo
A pesquisa procurou testar os efeitos da alavancagem financeira sobre o beta de mercado e o beta total do setor de siderurgia e metalurgia das empresas listadas na BM&F Bovespa. Por questões de adequações das informações, foram consideradas 23 das 26 empresas para o estudo da alavancagem financeira e, por questões de liquidez, 11 empresas compuseram a carteira para cálculo do beta em períodos cross-sections, classificados em trimestres, no período de janeiro de 2005 a junho de 2008, com dados diários. Para testar os efeitos da alavancagem financeira sobre o beta, foram utilizados a regressão linear e o teste de médias. Os índices de referência foram o Ibovespa e o S&P 500. Como previsto na literatura, os betas específicos das empresas apresentaram-se mais instáveis que a carteira. A correlação da carteira com o Ibovespa foi de 0,739 (p-value = 0,000). Em relação ao índice S&P 500, a correlação diminui para 0,464 (p-value = 0,000). O beta de mercado do setor de siderurgia e metalurgia em relação ao Ibovespa foi de 0,93, enquanto em relação ao S&P 500 foi de 1,08. A exposição total ao risco do setor em relação ao Ibovespa foi de 1,25 e em relação ao S&P 500 foi de 2,33. Como resultado tem-se que pelo modelo regressor, a alavancagem financeira explica 11,4% das variações do beta de mercado e 27,2% das variações do beta total. No teste de médias identificou-se que o grupo de empresas mais alavancado apresentou betas mais elevados e significativamente diferentes do grupo menos alavancado. Conclui-se que a alavancagem financeira está positivamente associada ao risco das empresas do setor de siderurgia e metalurgia listadas na BM&F Bovespa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







