ESTUDO SOBRE AS DIFERENÇAS DE DESEMPENHO ENTRE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS: UMA ABORDAGEM DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS (VBR)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v4i1.20757Palavras-chave:
Visão Baseada em Recursos (VBR). Desempenho. Pequenas e Médias Empresas (PME’s).Resumo
O objetivo principal deste estudo foi verificar se as diferenças de desempenho (crescimento) de empresas dentro de um mesmo setor são maiores do que as diferenças de desempenho de empresas entre os setores de atuação. Com base na visão baseada em recursos (VBR), foram definidas hipóteses de pesquisa sugerindo que os fatores internos, relacionados às empresas individualmente, exerciam uma influência maior do que os fatores externos (estrutura da indústria) no desempenho (crescimento) destas empresas. Quanto à metodologia, o estudo caracterizou-se como um levantamento de dados secundários de uma amostra de 328 pequenas e médias empresas brasileiras participantes da pesquisa da DELOITTE EXAME PME das pequenas e médias empresas que mais cresceram no Brasil no ano de 2009. Foram elaboradas análises com estatística descritiva para analisar as características da amostra e testes de hipóteses estatísticas. Os resultados apresentados evidenciaram uma heterogeneidade na distribuição das empresas pelos diversos setores, contudo, apesar das diferenças quantitativas, apresentaram taxas de crescimento estatisticamente iguais. Os testes estatísticos sugeriram aceitação da hipótese de que os fatores externos tais como o mercado e o posicionamento estratégico seriam as principais causas da variação de desempenho das pequenas e médias empresas da amostra pesquisada, refutando as premissas da VBR para explicação da variação de desempenho para tais empresas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem ao periódico RC&C., o direito de primeira publicação, com a obra simultaneamente licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, mesmo comercial) por qualquer pessoa.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais, separadamente, para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicada no periódico (por exemplo, publicando em um repositório institucional ou como um capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no periódico. Além disso, os autores estão autorizados e são encorajados a distribuir seus artigos publicados on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou acadêmicos ou em páginas pessoais).