POLÍTICAS DE COOPERAÇÃO E APRIMORAMENTO DA CAPACIDADE COMPETITIVA: ARRANJO PRODUTIVO DE CAL E CALCÁREO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v1i3.20667Palavras-chave:
Políticas de Cooperação. APL. Paraná.Resumo
O artigo discute e analisa o papel de um tipo específico de aglomerado, o Arranjo Produtivo Local de Cal e Calcário do Paraná - APLCPr, e seu esforço para o fortalecimento das empresas deste APL, perante o mercado. Procurou-se verificar a real efetividade do APLCPr em proporcionar vantagens competitivas e condições de crescimento e perenidade dessas pequenas empresas industriais, bem como a importância dos aglomerados para o desenvolvimento do potencial econômico das empresas envolvidas no APL. Foi investigada a importância da cooperação como um fator estratégico necessário à sobrevivência e competitividade para estas empresas, bem como, as políticas de cooperação adotadas pelo APLCPr. Ao final, os principais resultados obtidos pelas empresas junto ao APLCPr foi a melhoria na qualidade dos produtos; melhor capacitação de capital humano na área administrativa; melhoria nas condições de fornecimento do produto e novas oportunidades de negócios. As principais dificuldades enfrentadas são a falta de incentivos por parte dos órgãos públicos; entraves fiscais e burocráticos que limitam o acesso da empresa às fontes externas de financiamento e mão-de-obra pouco qualificada na área de produção.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







