CUSTOS E INVESTIMENTOS AMBIENTAIS PRATICADOS PELAS EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA QUE PARTICIPAM DO ISE BOVESPA 2008/2009
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v1i3.20666Palavras-chave:
Custos. Investimentos Ambientais. Setor de Energia Elétrica.Resumo
O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) foi criado em 2005 pela Bolsa de Valores de São Paulo – BOVESPA, para dar segurança aos investidores que procuravam empresas seguras, rentáveis e sustentáveis e que não focavam apenas objetivos econômicos, mas ambientais e sociais. Com o intuito de remunerar melhor as empresas que adota em sua estratégia, ações sustentáveis seguindo exemplos internacionais, a BOVESPA juntamente com várias instituições decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial (“benchmark”) para os investimentos socialmente responsáveis. Estas empresas são avaliadas por meio de um questionário elaborado pelo Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (CES-FGV), o qual é aplicado especificamente às empresas portadoras das 150 ações mais negociadas na BOVESPA. Neste estudo estão evidenciadas as empresas classificadas no ISE versão 2008/2009, o objetivo do estudo é destacar os custos e investimentos ambientais praticados pelas empresas pertencentes ao setor de energia elétrica, as quais no exercer de suas atividades praticam ações que podem gerar impactos ambientais. O presente trabalho pode ser classificado como descritivo, a análise e coleta de dados foi documental, por meio do relatório anual, balanço social e do relatório de sustentabilidade, em que são publicados os valores dos custos e investimentos ambientais realizados, destacando a necessidade de identificar todos os setores, departamentos, locais, regiões onde estão sendo aplicados os recursos ambientais destacados. Para que a sociedade possa tomar conhecimento dos investimentos e ações ambientais, praticados por estas empresas.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.