ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA SOBRE A DECISÃO DE INVESTIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v1i3.20660Palavras-chave:
Governança corporativa. Mercado de capitais. Acionista minoritário.Resumo
A adoção de boas práticas de governança corporativa, como forma de proteção aos acionistas minoritários, principalmente após grandes escândalos contábeis está sendo discutida há algum tempo. Entretanto pouco, ou quase nada, se tem estudado sobre a opinião desses acionistas com relação a tais práticas. Dessa forma, este artigo tem o objetivo de analisar a influência do conhecimento de governança corporativa sobre a decisão de investimento do ponto de vista dos acionistas minoritários. Assim, pretende-se conhecer e verificar se as ações empresariais têm influenciado de alguma forma a decisão dos respectivos investidores. O trabalho classifica-se metodologicamente como um estudo exploratório-descritivo, utilizando a técnica de questionário para a coleta dos dados. Verificou-se que a adoção de boas práticas de governança não influencia a decisão de investimento, preferindo analisar características relacionadas ao risco e retorno das empresas. Isso pode ser justificado pelo fato dos investidores não possuírem um conhecimento amplo sobre governança corporativa.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.