ANÁLISE DO ORÇAMENTO SOB UMA ABORDAGEM TEÓRICA DA PERSPECTIVA INSTITUCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v1i3.20659Palavras-chave:
Teoria Institucional. Orçamento. Gestão.Resumo
A complexidade dos mercados força os gestores a adotarem estratégias que agreguem valor às organizações e a seus proprietários ao longo do tempo. Para isto, os gestores necessitam de instrumentos que os auxiliem no alcance dos objetivos estabelecidos. Como nem sempre este processo ocorre de forma sistemática e organizada, é cada vez mais raro encontrar uma organização que consiga sobreviver sem estabelecer um conjunto mínimo de estratégias e monitorar sua implementação, de modo a avaliar e corrigir os desvios de rumos e suas conseqüências ao longo do tempo. Observa-se que muitos gestores adotam determinadas instrumentos gerenciais sem saber ao certo sua viabilidade prática. Nesse sentido, o presente ensaio traz uma revisão das bases teóricas da teoria institucional com o intuito de discutir as críticas e limitações expostas pelo orçamento, uma vez que este instrumento é amplamente divulgado na prática gerencial das organizações. Como contribuição, o estudo traz uma análise sobre o orçamento enquanto instrumento de monitoramento e controle das atividades organizacionais, contribuindo para a elucidação científica acerca da institucionalização de instrumentos gerenciais capazes de influenciar a prática gerencial.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.