VALOR ECONÔMICO AGREGADO E LUCRO CONTÁBIL: EVIDÊNCIAS NOVO MERCADO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v1i3.20658Palavras-chave:
EVA. Lucro Contábil. Gestão baseada em valor. Governança Corporativa.Resumo
A criação de valor para o acionista ocorre quando a empresa obtém uma taxa de retorno sobre os investimentos maior do que a taxa que os investidores conseguiriam ao investir alternativamente em títulos de risco equivalente. O lucro contábil pode não denotar a criação ou destruição de valor nas empresas ao considerar itens transitórios como resultados não-operacionais e desconsiderar o custo do capital próprio. O Valor Econômico Agregado ao envolver a remuneração exigida por todos os proprietários de capital constitui um importante instrumento decisorial. Assim, o trabalho tem como objetivo apresentar uma estrutura para cálculo e divulgação do EVAâ, aplicável em empresas que utilizam padrões internacionais de contabilidade e empresas que seguem a legislação societária brasileira. Os dados referentes às empresas pertencentes ao Novo Mercado foram extraídos das Demonstrações Contábeis referentes ao Exercício 2005, disponíveis no site da BOVESPA e das respectivas companhias. Os resultados da pesquisa mostraram que a desconsideração do Custo do Capital Próprio no cálculo do Lucro Contábil pode implicar resultados que não correspondem ao valor efetivamente agregado. Tais evidências ocorreram nas empresas Embraer, Sadia, Suzano e Votorantim no ano de 2005, onde se verificou a presença de Lucro Contábil Líquido positivo ao mesmo tempo em que o EVAâ foi negativo.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem ao periódico RC&C., o direito de primeira publicação, com a obra simultaneamente licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, mesmo comercial) por qualquer pessoa.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais, separadamente, para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicada no periódico (por exemplo, publicando em um repositório institucional ou como um capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no periódico. Além disso, os autores estão autorizados e são encorajados a distribuir seus artigos publicados on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou acadêmicos ou em páginas pessoais).