O EFEITO DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS NO MERCADO DE CAPITAIS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NO PERÍODO DE 2000 A 2009
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v2i2.20111Palavras-chave:
Bibliometria, Mercado de capitais, Informações contábeis.Resumo
Desde meados da década de 60 diversos pesquisadores já trabalhavam com um importante assunto dentro da contabilidade: a relação das informações contábeis com o mercado de capitais. Pesquisas contemporâneas afirmam que a relação entre estas informações e o preço de títulos negociados em bolsa de valores é convergente (Correia; Amaral; Bressan, 2008, Vieira; Milach, 2008, Antunes; Procianoy, 2003). Com vistas a estas considerações, o objetivo desta pesquisa é analisar as tendências temáticas e metodológicas dos artigos publicados em periódicos selecionados. Trata-se de um estudo bibliométrico, que contemplou um total de 31 artigos, publicados entre os anos de 2000 e 2009. Com a análise pode-se verificar uma ausência de artigos de cunho normativo, assim como uma ausência de artigos trabalhando estudos de caso. Outras variáveis foram pesquisadas como número de autores, setor pesquisado, técnica utilizada, entre outros. Os resultados da maioria das pesquisas apontam uma relação positiva entre divulgação contábil e valores de títulos negociados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.