ANÁLISE DOS IMPACTOS PARA A CONTABILIDADE NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA EM UMA EMPRESA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v2i3.19743Palavras-chave:
Governança corporativa. Contabilidade. Acionistas minoritários.Resumo
Um conceito recorrente tem sido o de governança corporativa, entendido como o conjunto de práticas e regras, de natureza jurídica, social e econômica, que estabelece o relacionamento e regula o conflito entre os diversos segmentos envolvidos nas atividades das companhias, com ênfase na proteção dos interesses dos acionistas. Assim, o artigo objetiva analisar os impactos para a contabilidade no processo de implantação da governança corporativa em uma empresa. Os procedimentos metodológicos adotados caracterizam a pesquisa como exploratória com abordagem qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso em empresa que implantou a governança corporativa. Os resultados da pesquisa mostram os impactos para a contabilidade no processo de implantação da governança corporativa na empresa. Os impactos na contabilidade foram relativamente pequenos, haja vista que uma melhor estruturação demandaria maior volume de investimentos em pessoal especializado, consultorias, equipamentos e sistemas de informações.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem ao periódico RC&C., o direito de primeira publicação, com a obra simultaneamente licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, mesmo comercial) por qualquer pessoa.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais, separadamente, para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicada no periódico (por exemplo, publicando em um repositório institucional ou como um capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no periódico. Além disso, os autores estão autorizados e são encorajados a distribuir seus artigos publicados on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou acadêmicos ou em páginas pessoais).