UMA PROPOSTA DE INDICADORES CONTÁBEIS APLICADOS ÀS COOPERATIVAS DE CRÉDITO BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v2i3.19625Palavras-chave:
Indicadores Contábeis, Sistema PEARLS, Cooperativismo de Crédito, COSIFResumo
Um dos grandes desafios das cooperativas de crédito na atualidade é criar mecanismos de gestão que sejam compatíveis com sua complexidade administrativa, atendam às exigências regulatórias do Banco Central e estejam em consonância com seus princípios doutrinários. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo construir indicadores contábeis-financeiros inéditos adequados à realidade brasileira, com aplicação para as cooperativas de crédito, obedecendo às orientações do Sistema PEARLS, criado pelo World Council of Credit Unions. Este sistema é utilizado por aproximadamente 97 países, entretanto o mesmo ainda não foi implementado no Brasil por ainda demandar uma adaptação, a qual foi a proposta desta pesquisa caracterizada como aplicada e exploratória. Desta forma, o presente estudo procurou cobrir uma lacuna na literatura nacional sobre a adaptação do Sistema PEARLS ao Brasil de modo que, com a especificação das contas do Plano Contábil das Instituições Financeiras do Sistema Financeiro Nacional – COSIF por indicador contábil financeiro, é possível viabilizar a utilização destes indicadores por gestores e ou acadêmicos interessados nesta temática, e realizar comparações entre perfis financeiros e aplicações em pesquisas futuras.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.