REGULAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NO PREÇO DAS AÇÕES UMA ANÁLISE EMPÍRICA NO SEGMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL

Autores

  • João Estevão Barbosa Neto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Poueri do Carmo Mário Universidade Federal de Minas Gerais
  • Warley de Oliveira Dias Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v3i1.19557

Palavras-chave:

Regulação, Aviação, Preço da Ação.

Resumo

<!--[endif]-->

Estudos comprovam que a regulação tende a afetar fatores relacionados às empresas, tais como, procedimentos contábeis, reformas estruturais, políticas de financiamentos, exposição ao mercado de capitais, entre outros. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo verificar se a criação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) causou impacto no preço das ações das empresas do setor aéreo brasileiro. Para tanto, utilizou-se da análise estatística de intervenção, procurando, após a coleta das cotações das ações e do índice Ibovespa no site da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), fazer a relação entre o preço médio da ação e o surgimento da ANAC por meio da análise de regressão, considerando-se uma variável dummy. Foram pesquisadas as quatro companhias aéreas que possuíam ações negociadas na Bovespa: Tam, Gol, Varig e S.A Viação Rio-grandense, no período de 2003 a 2007. Verificou-se que a regulação afeta o preço das ações sem considerar o Ibovespa e que os preços das ações das empresas Tam e S.A Viação Rio-grandense foram afetados pela regulação. Ao se inserir o índice Ibovespa na regressão com o objetivo de eliminar o efeito da valorização do mercado na cotação da ação, os resultados se mostraram semelhantes, sendo ambas as companhias as únicas com coeficientes angulares significativos estatisticamente. Já para as companhias Gol e Varig não se pode afirmar que o preço da ação sofreu alguma influência pela regulação.

Biografia do Autor

João Estevão Barbosa Neto, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atualmente é aluno do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou Estágio Docente de Pós-Graduação na disciplina de Análise de Demonstrações Financeiras I oferecida para o curso de Ciências Contábeis na UFMG. É integrante do GEPEC - Grupo de Estudos sobre Pesquisas e Educação Contábil UFMG. Tem atuado nas seguintes áreas temáticas: Ensino e Pesquisa em Contabilidade, Contabilidade Societária, Análise Financeira de Empresas, Contabilidade Pública, Contabilidade de Custos e Controladoria.

Poueri do Carmo Mário, Universidade Federal de Minas Gerais

É doutor e mestre em Ciências Contábeis pela FEA-USP, com graduação na mesma área, além de pós-graduação em Finanças (UNA). Professor adjunto do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Mestrado em Ciências Contábeis da UFMG. Interesse em pesquisas relacionadas aos temas de Solvência Empresarial, Finanças Corporativas, Gestão de Custos & Controladoria, e Teoria Contábil. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de controladoria, de custos e de finanças corporativas.

Warley de Oliveira Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Atualmente é bolsista no mestrado em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais e, participante do Grupo de Estudos sobre Pesquisas e Educação Contábil (GEPEC). Tem experiência na área de Contabilidade, sendo pesquisador na área de contabilidade com ênfase em pesquisa em ensino em Contabilidade, Contabilidade Gerencial e Contabilidade Societária.

Publicado

2011-05-09

Como Citar

Barbosa Neto, J. E., Mário, P. do C., & Dias, W. de O. (2011). REGULAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NO PREÇO DAS AÇÕES UMA ANÁLISE EMPÍRICA NO SEGMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL. RC&C: Revista De Contabilidade E Controladoria, 3(1). https://doi.org/10.5380/rcc.v3i1.19557