SISTEMA DE INFORMAÇÃO FINANCEIRA DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO EM UBERLÂNDIA/MG
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v2i2.19375Palavras-chave:
Sistema de Informação, PMEs, Pequenas e Microempresas, Gestão de PMEsResumo
Segundo o Sebrae-SP, 98% das empresas brasileiras são PMEs, porém 64% fecham as portas antes de completar 06 anos. Em razão disso, foi realizado um levantamento, por meio de um questionário, com 41 gestores desse tipo de empresa, todas com sede em Uberlândia/MG, para verificar se existe um sistema de informação que faculte às pequenas e microempresas conhecimento adequado sobre sua situação financeira. Constatou-se que a falta de preparo dos sócios afeta o gerenciamento financeiro das empresas investigadas, já que 66% dos pesquisados não têm definições fundamentais para basearem suas decisões, o que, por sua vez, aparentemente, vem da falta de treinamento, na medida em que 60% não buscam adquirir ou aperfeiçoar o conhecimento. O despreparo que os gestores demonstram gera impacto na empresa, pois não estão atentos à necessidade de levantar informações fundamentais, como orçamento de caixa, bastando observar que 27% não o fazem e outros 27% o fazem apenas uma vez ao mês. Tal constatação repercute na especulação quanto à necessidade de caixa, pois 49% não sabem se há necessidade de captar ou aplicar os recursos. A abordagem mais satisfatória gira em torno da inadimplência, porque 63% sabem de quanto é e 29% têm uma ideia aproximada. No entanto, os problemas se agravam quando se verifica que 74% das empresas têm assistência mensal de um contador, 13%, de um administrador, e 9%, de um advogado, agentes que poderiam auxiliar os sócios na estruturação e tratamento das informações que fossem necessárias para o conhecimento adequado da situação financeira da empresa, inclusive contribuindo para escolhas tendentes a maximizar a lucratividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







