INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS E INVESTIMENTOS SOCIAIS PRIVADOS: UMA RELAÇÃO INVERSA?

Autores

  • Marco Antonio Figueiredo Millani Filho Universidade Presbiteriana Mackenzie UPM

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v2i1.18286

Palavras-chave:

Internacionalização. Responsabilidade social. Investimento social privado.

Resumo

Esta pesquisa investigou a relação entre o grau de internacionalização de empresas brasileiras e a evidenciação de informações sobre investimentos sociais privados. Tal investigação foi motivada pela suposição de que, quanto menor fosse o envolvimento com o mercado consumidor local, menor seria o investimento social corporativo na comunidade. A amostra foi formada pelas 30 empresas brasileiras mais internacionalizadas. Os dados sobre os investimentos sociais foram pesquisados nos relatórios anuais, páginas eletrônicas e balanços sociais das respectivas empresas com base no exercício de 2007. O índice de internacionalização seguiu os critérios definidos pela UNCTAD, o qual considera três variáveis nas operações com o mercado externo: total das receitas, valor de ativos e número de empregados. Os dados foram correlacionados e os resultados apontaram uma relação negativa significativa, sugerindo haver um menor interesse das empresas mais internacionalizadas em evidenciar possíveis ações sociais voltadas à comunidade local, comparativamente às empresas menos internacionalizadas.

Como Citar

Millani Filho, M. A. F. (2010). INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS E INVESTIMENTOS SOCIAIS PRIVADOS: UMA RELAÇÃO INVERSA?. RC&C: Revista De Contabilidade E Controladoria, 2(1). https://doi.org/10.5380/rcc.v2i1.18286