ANÁLISE DA INADIMPLÊNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO PARANÁ A PARTIR DA RESOLUÇÃO 2.682/99

Autores

  • Juliana Cândido Custódio Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Wesley Vieira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Daniela Torres da Rocha
  • Edson Erthal de Medeiros Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v1i2.15655

Palavras-chave:

Resolução 2.682/99, Inadimplência, Instituições de Ensino, Credit Scoring, Ratings

Resumo

As Instituições de Ensino Fundamental e Médio (IEFM) de forma geral têm dificuldade de gerir de forma adequada suas políticas de concessão de crédito ao fazerem suas matrículas ano a ano. Analisando sob o ponto de vista que cada matrícula é uma concessão de crédito, se faz necessário utilizar as técnicas disponíveis para aprimorar este procedimento. Deste forma, o presente trabalho visa à aplicação da resolução 2.682/99 do Banco Central para a identificação dos registros por faixa de atraso e o cálculo de uma possível Provisão Para Devedores Duvidosos, criando  um modelo de credit scoring por meio de regressão logística e regressão logística multinomial. Após análises verificou-se que a provisão calculada pelo modelo de credit scoring é mais conservadora e que os principais fatores que determinaram a classificação dos saldos em atraso foram: Sexo; Residência; Estar empregado nos últimos 2 anos; Renda; Cartão de Crédito; Inadimplência  e Valor da Parcela.

Biografia do Autor

Juliana Cândido Custódio, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda em Administração

Como Citar

Custódio, J. C., Silva, W. V. da, Rocha, D. T. da, & Medeiros, E. E. de. (2009). ANÁLISE DA INADIMPLÊNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO PARANÁ A PARTIR DA RESOLUÇÃO 2.682/99. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 1(2). https://doi.org/10.5380/rcc.v1i2.15655