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ANÁLISE DA INADIMPLÊNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO PARANÁ A PARTIR DA RESOLUÇÃO 2.682/99

Juliana Cândido Custódio, Wesley Vieira da Silva, Daniela Torres da Rocha, Edson Erthal de Medeiros

Resumo


As Instituições de Ensino Fundamental e Médio (IEFM) de forma geral têm dificuldade de gerir de forma adequada suas políticas de concessão de crédito ao fazerem suas matrículas ano a ano. Analisando sob o ponto de vista que cada matrícula é uma concessão de crédito, se faz necessário utilizar as técnicas disponíveis para aprimorar este procedimento. Deste forma, o presente trabalho visa à aplicação da resolução 2.682/99 do Banco Central para a identificação dos registros por faixa de atraso e o cálculo de uma possível Provisão Para Devedores Duvidosos, criando  um modelo de credit scoring por meio de regressão logística e regressão logística multinomial. Após análises verificou-se que a provisão calculada pelo modelo de credit scoring é mais conservadora e que os principais fatores que determinaram a classificação dos saldos em atraso foram: Sexo; Residência; Estar empregado nos últimos 2 anos; Renda; Cartão de Crédito; Inadimplência  e Valor da Parcela.

Palavras-chave


Resolução 2.682/99; Inadimplência; Instituições de Ensino; Credit Scoring; Ratings

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v1i2.15655