The semantics of Ocean Literacy: several definitions in only one ocean

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v63i0.88097

Keywords:

ocean literacy, formal education, scientific education

Abstract

Despite its potential, formal education still hardly addresses topics referring to the marine and ocean environment in teaching-learning practices. Work in this area is being done in the context of Coastal and Marine Environmental Education (CMEE) and, more recently through the inclusion of the Ocean Culture (OC), resulting from Ocean Literacy (OL) guidelines. This article provides a bibliographic review of the different translations of the term “Literacy”, as the terms “literacy” and “culture” have different meanings and semantic applications in Brazil, even in the science education context. The paper also contributes a bibliographical review of how CMEE and OC have been developed in the formal areas of basic education in Brazil. The results show that using the term “Ocean Culture” to translate Ocean Literacy has the greatest semantic relevance for the inclusion of topics related to the ocean in the formal teaching scope. As for the survey of papers carried out in these approaches, CMEE and CO during the period stipulated, it was verified that despite the diversity of topic contemplated in the studies, few are associated with the formal curriculum and the school context.

Author Biographies

Kamila Regina de Toni, University of the Joinville Region (UNIVILLE), Joinville, SC

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002) Especialização em Ecologia Aquática Costeira pela FURG (2004) e mestrado em Ecologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2012). Professora de Ensino em Ciências da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Atualmente, doutoranda do Programa de Pós Graduação em Saúde e Meio Ambiente da UNIVILLE.

Alessandra Larissa Fonseca, Federal University of Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

Doutora em Oceanografia Quimica e Geologica pela Universidade de São Paulo (2004). Professora Associada da Coordenadoria Especial em Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada aos Cursos de Graduação em Oceanografia e de Pós-Graduação em Geografia e Oceanografia. Desenvolveu Pós-Doutorado na Louisiana State University (EUA, 2013-2014) e na Universidade do Algarve (PT, 2018-2019). Tem como linhas de pesquisa a poluição marinha, com o foco à eutrofização e ao impacto gerado pelo lixo, os processos biogeoquímicos na interface terra-mar e a educação ambiental. Participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Transferência de Material na Interface Continente-Oceano (INCT-TMCOcean) e da Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros (ReBentos). As atividades de extensão estão voltadas para a capacitação de professores da rede pública em educação ambiental marinho-costeira

Marta Jussara Cremer, University of the Joinville Region (UNIVILLE), Joinville, SC

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e doutora em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (2007). É docente na Universidade da Região de Joinville desde 2000, lecionando no Bacharelado em Biologia Marinha, e docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente (Univille) e Ecologia (UFSC). É coordenadora da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille e curadora do Acervo Biológico Iperoba. Coordena também o Laboratório de Ecologia e Conservação de Tetrápodes Marinhos e Costeiros, a partir do qual coordena o Projeto Toninhas do Brasil, o Projeto Tartarugas da Babitonga; e o Projeto Botos do Limite Sul. É consultora da empresa Socioambiental Consultores Associados, atuando como Coordenadora Temática de Telemetria no âmbito do Projeto de Monitoramento de Cetáceos da Bacia de Santos. Suas linhas de pesquisa incluem Ecologia Animal, Qualidade Ambiental e Saúde, Biologia da Conservação e Políticas Públicas de Meio Ambiente. 

Published

2024-03-15

How to Cite

de Toni, K. R., Fonseca, A. L., & Cremer, M. J. (2024). The semantics of Ocean Literacy: several definitions in only one ocean. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 63. https://doi.org/10.5380/dma.v63i0.88097

Issue

Section

Articles