Redes sociais na gestão dos recursos hídricos do semiárido: o caso do Projeto de Integração do Rio São Francisco no Estado do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v55i0.73165Palavras-chave:
governança, gestão hídrica, políticas públicasResumo
O objetivo central do estudo é descrever a rede das principais entidades envolvidas nas decisões tomadas no âmbito da gestão e implementação do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). Para tanto, foi adotado um recorte que abrangeu a porção do projeto inserida no Estado do Ceará. Os dados analisados foram obtidos por meio de entrevistas. O método utilizado foi a Análise de Redes Sociais (ARS). Os principais resultados mostraram que são poucas as entidades interagindo no PISF no Estado do Ceará e estas apresentam baixa conexão. Além disso, observou-se que a gestão do projeto se dá sob baixos níveis de implementação dos princípios de boa governança. A conjuntura observada é problemática, pois implica espaço reduzido para a discussão de prioridades e competências e, portanto, uma menor probabilidade de resolução de conflitos e definição de medidas mais gerais de convivência com o semiárido.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.