Aspectos do perfil dos egressos do PPGMADE em 22 anos e o efeito multiplicador da formação dos Doutores
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v47i0.62430Palavras-chave:
perfil de egressos de doutorado, PPGMADE/UFPR 22 anos, ensino de pós-graduação, atividade científicaResumo
O presente artigo tem o objetivo de analisar o perfil dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná - UFPR – PPGMADE - em 22 anos, refletindo a respeito do seu efeito multiplicador na formação de doutores. O método utilizado é a matriz de correlações, utilizando como fonte de pesquisa os dados coletados no PPGMADE e também na Plataforma Lattes, do CNPq. Tem-se, como pressuposto, que a maioria dos doutores formados pelo PPGMADE tem atuação na docência, o que permite uma ampliação de suas pesquisas dentro do ambiente acadêmico, redistribuindo os saberes e oportunidades para os seus alunos. Constatou-se que grande parte dos doutores “madeanos” (oriundos do PPGMADE) continuam atuando em suas áreas de pesquisa – sendo que, destes, 84,33% são professores universitários; líderes e/ou participantes de grupos de pesquisa; realizadores de projetos de extensão junto a comunidades; formadores de opinião e continuam publicando suas pesquisas em periódicos científicos, eventos, mídia, capítulos de livros e livros. Além disso, 48,23% das formações do PPGMADE são de mulheres, o que mostra um avanço para uma situação mais equilibrada entre gêneros nesse âmbito de ensino.
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