Infraestruturas de sustentabilidade na hidrovia das lagoas costeiras do sul do Brasil: conexões para a ampliação de oportunidades na relação com a natureza
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v44i0.54942Palavras-chave:
lagoas costeiras, gestão ambiental de portos e hidrovias, gerenciamento costeiroResumo
O objetivo do artigo é apresentar resultados de pesquisa exploratória sobre a expansão do movimento de cargas na hidrovia na hidrovia Patos - Guaíba - Jacuí e discutir possibilidades de cooperação a partir do aporte de conhecimento, para qualificar tecnicamente esse processo na perspectiva de um desenvolvimento sustentável. Os resultados recolhidos até aqui indicam que empresas que operam cargas no porto de Rio Grande protagonizam um aumento na movimentação utilizando a hidrovia no sistema de águas Patos - Guaíba - Jacuí, na região costeira do Rio Grande do Sul. A pesquisa identifica uma estratégia para enfrentar a perda de cargas para portos de Santa Catarina, em função do custo dos fretes para o modal rodoviário. Outro resultado é a redução das emissões de gases do efeito estufa por unidade de carga. A pesquisa exploratória constata que há sérias dificuldades, dentro de seu modelo administrativo, para que as autoridades portuárias dos portos da hidrovia façam os investimentos necessários à implantação de um sistema de gestão ambiental. Identificam-se também limitações para contar com um bom nível de gerenciamento dos riscos no percurso de navegações por águas de grande extensão, em cenários cambiantes de riscos naturais. A pesquisa utiliza a metodologia da observação participante e se apoia em autores como Sachs para discutir sustentabilidade, Barragán-Muñoz para situar a visão do gerenciamento costeiro, e Hogan, Marandola e Ojima para explorar a questão da vulnerabilidade socioambiental.
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