Sociedade civil e meio ambiente: a atuação das ONGs socioambientais na região metropolitana de João Pessoa – PB e sua contribuição à legitimação social dos problemas ambientais
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v38i0.44895Palavras-chave:
organizações não governamentais, socioambiental, sociedade civil, João PessoaResumo
O presente artigo é produto de pesquisa realizada na região metropolitana de João Pessoa com o objetivo de investigar a atuação das Organizações Não Governamentais – ONGs – socioambientais nas últimas décadas e como elas têm contribuído para a legitimação social dos problemas ambientais. Teoricamente, explorou a literatura da área, dialogou com as contribuições da Ecologia Política e com os autores que tematizam o ressurgimento da Sociedade Civil nas últimas décadas do século XX. A pesquisa optou por um desenho metodológico qualitativo, explorando a experiência de oito ONGs socioambientais da região por meio de nove entrevistas semiestruturadas com membros representativos dessas organizações. As entrevistas versaram sobre o histórico de formação das entidades, o perfil e as atividades que realizam, as relações que estabelecem com outras esferas sociais, suas estratégias de organização e financiamento, a percepção que têm sobre os problemas ambientais locais, as dificuldades que encontram para sobreviver e o que pensam sobre a cultura ambiental local. Os resultados evidenciaram que ainda são poucas e pequenas as entidades deste tipo na região, que sobrevivem com grande dificuldade a partir, sobretudo, do trabalho voluntário e da contribuição dos próprios sócios. Contudo, a despeito dos problemas que experimentam em seu cotidiano, essas organizações têm desenvolvido um papel fundamental na vida pública da região no tocante à: defesa das causas ambientais, preservação da natureza e da qualidade de vida da população, ampliação da esfera pública, difusão educacional e cultural dos temas e problemas ambientais e ao avanço progressivo da cultura política e da participação democrática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.

