Planejamento urbano-ambiental na cidade de Belém (PA): reflexões sobre o PROMABEN

Authors

  • Antônio Carlos Ribeiro Araújo Júnior Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v27i0.28217

Keywords:

bacia hidrográfica da Estrada Nova, sociedade-natureza, paisagem.

Abstract

No âmbito das discussões sobre intervenções antropogenéticas na paisagem e os riscos a elas associados, o presente trabalho busca ser uma contribuição para os estudos que envolvam a relação sociedade-natureza visando realizar uma análise da dinâmica morfogenética na bacia hidrográfica da Estrada Nova (BHEN), porção sul da cidade de Belém - PA. Para tanto, tem-se por objetivo analisar as ações empreendidas pelo poder público municipal no âmbito das inundações e alagamentos na área de abrangência do Programa de Recuperação Urbano-Ambiental da Bacia da Estrada Nova (PROMABEN), por meio de análise documental do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do ano de 2007, dos anais do Arquivo Público do Estado do Pará, observações sistemáticas em campo e revisão bibliográfica sobre os temas estudados, tendo por base o enfoque sistêmico.

Author Biography

Antônio Carlos Ribeiro Araújo Júnior, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Geógrafo (UFPA), mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) na Universidade Federal do Pará (UFPA) e Pós-Graduando da Especialização em Educação para a Gestão Ambiental do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA.

Published

2013-06-28

How to Cite

Araújo Júnior, A. C. R. (2013). Planejamento urbano-ambiental na cidade de Belém (PA): reflexões sobre o PROMABEN. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 27. https://doi.org/10.5380/dma.v27i0.28217

Issue

Section

Articles