Histórico da educação ambiental no âmbito federal da gestão ambiental pública: um panorama da divisão do IBAMA à sua reconstrução no ICMBio
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v28i0.30204Keywords:
educação no processo de gestão ambiental pública, ICMBio, histórico institucional.Abstract
No presente artigo, resgatamos o histórico da educação ambiental na gestão pública do ambiente, no período compreendido entre a criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em 2007, e o momento de institucionalização e consolidação da educação ambiental em seu interior, até o ano de 2012, objetivando demonstrar os aspectos político-ideológicos em disputa no processo de institucionalização do campo em foco em um instituto voltado para a conservação da biodiversidade, após a divisão do IBAMA. Para isso, utilizou-se a análise de documentos oficiais federais e depoimentos de sujeitos protagonistas desse período. Ao final, concluímos afirmando que o processo de consolidação da educação no processo de gestão ambiental no órgão federal, não sem tensões e contradições institucionais, tem se reestruturado, reconstruindo um fazer que foi institucionalmente interrompido no processo de criação do ICMBio e que é fundamental para a luta por justiça ambiental e para a superação da dicotomia conservação-justiça social no Brasil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright on works published in this journal rests with the author, with first publication rights for the journal. The content of published works is the sole responsibility of the authors. DMA is an open access journal and has adopted the Creative Commons Attribution 4.0 Not Adapted (CC-BY) license since January 2023. Therefore, when published by this journal, articles are free to share (copy and redistribute the material in any medium or format for any purpose, even commercial) and adapt (remix, transform, and create from the material for any purpose, even commercial). You must give appropriate credit, provide a link to the license and indicate if changes have been made.
The contents published by DMA from v. 53, 2020 to v. 60, 2022 are protected by the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International license.
DMA has been an open access journal since its creation, however, from v.1 of 2000 to v. 52 of 2019, the journal did not adopt a Creative Commons license and therefore the type of license is not indicated on the first page of the articles.

