Avanços e desafios na prevenção de desastres em tempos de crise climática
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v66i.98584Palavras-chave:
prevenção de desastres, educação ambiental crítica, crises climáticas, justiça climáticaResumo
A intensidade e a frequência dos eventos climáticos extremos acentuam as carências das comunidades vulnerabilizadas, destacando a importância da prevenção de desastres por meio da educação ambiental crítica. Esta se apresenta como uma ferramenta essencial para a criação de capacidades que contribuam para romper a ordem socioeconômica geradora de desigualdades. O estudo foi realizado em Petrópolis, município serrano do estado do Rio de Janeiro, considerado uma zona crítica em termos de desastres e seus impactos, devido à sua alta vulnerabilidade socioambiental, o que agrava as desigualdades existentes. A pesquisa focou no uso da educação como ferramenta para a prevenção de impactos de desastres, com o objetivo de compreender como as comunidades são preparadas para enfrentar situações que envolvem eventos climáticos extremos. Para isso, foram utilizados métodos e técnicas qualitativas. Em Petrópolis, observam-se avanços na prevenção de desastres graças à articulação entre o setor público e a comunidade, o que promove uma cultura de prevenção e incentiva a participação na formulação de políticas públicas e na criação de sistemas de alerta precoce. Além disso, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos, localizado no município, trabalha em prol da justiça social, buscando a garantia de direitos à população. O maior desafio da cidade na prevenção de desastres é superar a naturalização desses fenômenos e ampliar a mobilização dos agentes sociais, com um papel mais ativo da escola na sensibilização e preparação comunitária.
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