A semântica da cultura oceânica: várias definições num só oceano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v63i0.88097

Palavras-chave:

, cultura oceânica, educação formal, educação científica

Resumo

A educação formal, apesar do seu potencial, ainda pouco traz a abordagem a temas referentes ao ambiente marinho e oceânico nas práticas de ensino – aprendizagem. Os trabalhos na área ocorrem por meio da Educação Ambiental Marinha e Costeira (EAMC) e, recentemente, pela inclusão da Cultura Oceânica (CO), oriunda das diretrizes da Ocean Literacy (OL). Este artigo traz uma revisão bibliográfica das diferentes traduções ao termo Literacy, visto que no Brasil os termos alfabetização, letramento e cultura apresentam sentidos e aplicações semânticas distintas, inclusive no âmbito da educação científica. O trabalho também traz um levantamento bibliográfico de como vem sendo desenvolvida a EAMC e a CO nos espaços formais da educação básica no Brasil. Os resultados apontam que o uso do termo “Cultura Oceânica”, para a tradução de Ocean Literacy, é o mais relevante semanticamente para a inserção de temas referentes ao oceano no âmbito formal de ensino. Já para o levantamento de trabalhos realizados nessas abordagens, EAMC e CO no período estipulado, verificou-se que, apesar da diversidade de temas contemplados nos estudos, poucos estão associados ao currículo formal e ao contexto escolar.

Biografia do Autor

Kamila Regina de Toni, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville, SC

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002) Especialização em Ecologia Aquática Costeira pela FURG (2004) e mestrado em Ecologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2012). Professora de Ensino em Ciências da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Atualmente, doutoranda do Programa de Pós Graduação em Saúde e Meio Ambiente da UNIVILLE.

Alessandra Larissa Fonseca, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

Doutora em Oceanografia Quimica e Geologica pela Universidade de São Paulo (2004). Professora Associada da Coordenadoria Especial em Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada aos Cursos de Graduação em Oceanografia e de Pós-Graduação em Geografia e Oceanografia. Desenvolveu Pós-Doutorado na Louisiana State University (EUA, 2013-2014) e na Universidade do Algarve (PT, 2018-2019). Tem como linhas de pesquisa a poluição marinha, com o foco à eutrofização e ao impacto gerado pelo lixo, os processos biogeoquímicos na interface terra-mar e a educação ambiental. Participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Transferência de Material na Interface Continente-Oceano (INCT-TMCOcean) e da Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros (ReBentos). As atividades de extensão estão voltadas para a capacitação de professores da rede pública em educação ambiental marinho-costeira

Marta Jussara Cremer, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville, SC

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e doutora em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (2007). É docente na Universidade da Região de Joinville desde 2000, lecionando no Bacharelado em Biologia Marinha, e docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente (Univille) e Ecologia (UFSC). É coordenadora da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille e curadora do Acervo Biológico Iperoba. Coordena também o Laboratório de Ecologia e Conservação de Tetrápodes Marinhos e Costeiros, a partir do qual coordena o Projeto Toninhas do Brasil, o Projeto Tartarugas da Babitonga; e o Projeto Botos do Limite Sul. É consultora da empresa Socioambiental Consultores Associados, atuando como Coordenadora Temática de Telemetria no âmbito do Projeto de Monitoramento de Cetáceos da Bacia de Santos. Suas linhas de pesquisa incluem Ecologia Animal, Qualidade Ambiental e Saúde, Biologia da Conservação e Políticas Públicas de Meio Ambiente. 

Publicado

2024-03-15

Como Citar

de Toni, K. R., Fonseca, A. L., & Cremer, M. J. (2024). A semântica da cultura oceânica: várias definições num só oceano. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 63. https://doi.org/10.5380/dma.v63i0.88097

Edição

Seção

Artigos