A semântica da cultura oceânica: várias definições num só oceano
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v63i0.88097Palavras-chave:
, cultura oceânica, educação formal, educação científicaResumo
A educação formal, apesar do seu potencial, ainda pouco traz a abordagem a temas referentes ao ambiente marinho e oceânico nas práticas de ensino – aprendizagem. Os trabalhos na área ocorrem por meio da Educação Ambiental Marinha e Costeira (EAMC) e, recentemente, pela inclusão da Cultura Oceânica (CO), oriunda das diretrizes da Ocean Literacy (OL). Este artigo traz uma revisão bibliográfica das diferentes traduções ao termo Literacy, visto que no Brasil os termos alfabetização, letramento e cultura apresentam sentidos e aplicações semânticas distintas, inclusive no âmbito da educação científica. O trabalho também traz um levantamento bibliográfico de como vem sendo desenvolvida a EAMC e a CO nos espaços formais da educação básica no Brasil. Os resultados apontam que o uso do termo “Cultura Oceânica”, para a tradução de Ocean Literacy, é o mais relevante semanticamente para a inserção de temas referentes ao oceano no âmbito formal de ensino. Já para o levantamento de trabalhos realizados nessas abordagens, EAMC e CO no período estipulado, verificou-se que, apesar da diversidade de temas contemplados nos estudos, poucos estão associados ao currículo formal e ao contexto escolar.
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