Transformação e diferenciação dos agroecossistemas da região oeste de Santa Catarina / BR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v62i0.86649

Palavras-chave:

sistemas agrários, territórios rurais, oeste catarinense, agricultura familiar e camponesa, desenvolvimento rural

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de descrever e analisar o processo histórico de ocupação da região Oeste de Santa Catarina, constituída por diferentes grupos sociais, implementando diferentes modos de ocupação e uso dos recursos naturais. Entender esse processo auxilia na compreensão do desenvolvimento atual do território, assim como de potenciais e riscos para seu desenvolvimento futuro. O estudo utilizou a teoria dos sistemas agrários para compreender as dinâmicas de diferenciação e transição dos modos de produção no território. Para tanto, fez uso de uma metodologia qualitativa, com recurso a documentos históricos e acadêmicos sobre a região, e análise de conteúdo destes documentos, além do uso de observação participante e não participante. Se conclui pela pertinência da metodologia de diagnóstico e análise dos sistemas agrários para o entendimento da diferenciação e transição de modos de produção em contextos territoriais específicos. A dinâmica histórica do Oeste de SC permitiu identificar um processo de complexificação dos sistemas agrários, com crescente dependência de fatores externos. Ao mesmo tempo se identificou que alguns desses fatores seriam chaves para uma transição sustentável no desenvolvimento do território.

Biografia do Autor

Oscar José Rover, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

Possui graduação em Agronomia (1992), mestrado em Sociologia Política (1999) e doutorado em Desenvolvimento Rural (2007). Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, líder do grupo de pesquisa em "Agroecologia e Circuitos de Comercialização de Alimentos" e coordenador do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF) da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua principalmente com os seguintes temas: comercialização de alimentos, desenvolvimento rural, agricultura familiar e agroecologia.

Carlos Eduardo Arns, Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Pelotas, RS

Possui mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2010). Foi professor no curso de agronomia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (1993-2016). Tem experiência na área desenvolvimento rural, atuando principalmente nos seguintes temas: extensão rural, planejamento e diagnóstico participativos, economia solidária (associativismo/cooperação), agroecologia e estágio de vivência. Coordenou programas de extensão universitária como a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-Unochapecó) e o programa permanente de extensão Apoio a Processos Participativos de Desenvolvimento Local (PAPEL). Foi membro de diversas coordenações: Rede de ITCPs de 2012 a 2014 (Coordenação Nacional); membro da Executiva Nacional do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (2012-2014); Conselho Nacional de Economia Solidária (2012 a 2015). Membro do Comitê Gestor Nacional e do Comitê Pedagógico do CFES (Centro de Formação em Economia Solidária). Participou da comissão organizadora da Plenária Nacional de Economia Solidária (2014) e da Conferência Nacional em Economia Solidária (2016). Atualmente é membro do Conselho Estadual de Economia Solidária (SC) e da Coordenação do Fórum Catarinense de Economia Solidária. Foi bolsista CNPQ de agosto de 2014 a março de 2017.

Juliano Vitória Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

Doutorando em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Engenheiro Agrônomo (2013), especialista em Levantamentos Geodésicos e Georreferenciamento de imóveis Rurais e Urbanos (2014) e Mestre em Educação (2017) pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Engenheiro Agrônomo do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC). Tem experiência na área de Agronomia atuando nos seguintes temas: extensão rural, gestão ambiental, agroecologia, agricultura familiar, territórios rurais e sistemas de informação geográfico.

Publicado

2023-12-08

Como Citar

Rover, O. J., Arns, C. E., & Domingues, J. V. (2023). Transformação e diferenciação dos agroecossistemas da região oeste de Santa Catarina / BR. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 62. https://doi.org/10.5380/dma.v62i0.86649

Edição

Seção

Artigos