Avaliação de impacto ambiental e a (in)viabilidade das alternativas locacionais de aeroportos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v63i0.86216

Palavras-chave:

análise multicriterial, estudo de impacto ambiental, estudo de localização, hierarquia de mitigação

Resumo

O estudo de localização da Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) requer a abordagem do binômio tipologia-localização do empreendimento em análise. Para atividades aeroportuárias, estão previstas regulações legais ambientais e determinações de agências de aviação, que visam a evitar e reduzir impactos causados por esta tipologia de empreendimento. O aeroporto Dr. Leite Lopes de Ribeirão Preto tem histórico de problemas envolvendo suas alternativas locacionais, incluindo a falta de multicritérios na análise de suas alternativas. O objetivo deste estudo foi reanalisar as oito alternativas locacionais apresentadas no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da ampliação do Aeroporto Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto. Aplicou-se análise multicritério para fatores técnicos, econômicos, ambientais e sociais, atribuindo valor zero para fatores que indicassem inaptidão. Para classificar cada alternativa locacional, calculou-se o produtório dos fatores, resultando na exclusão de locais considerados inaptos para, pelo menos, um dos fatores. A partir disso, ocorreu uma comparação entre a escolha do sítio pelo EIA e a alternativa em potencial apontada pelo presente trabalho. A classificação obtida indica que Ribeirão Preto dispõe de sítios com viabilidade ambiental para a atividade aeroportuária, mas que o sítio do aeroporto Leite Lopes é considerado inapto para operação e ampliação com base na análise multicritério aplicada, devido aos impactos significativos ali presentes. Com base no EIA, o sítio com a maior pontuação dos critérios é do aeroporto Dr. Leite Lopes, enquanto a reclassificação indica o sítio da Usina Galo Bravo II.

Biografia do Autor

Silvia Sayuri Mandai, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (2016). Mestre em Ciências (ênfase em Sustentabilidade) pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP (2019).

Tiago Furlanetto, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2009) e mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2012).

Helene Mariko Ueno, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2005).

Marcelo Marini Pereira Souza, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1980), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1981), graduação Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos (2002) e advogado inscrito na OAB-SP. Mestrado e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo em 1989 e 1993. Pós Doutorado na Clark University, EUA em 1994/1995, Oxford Brookes University, Oxford, Reino Unido em 2005/2006 e University of Liverpool em 2014/2015.

Publicado

2024-03-15

Como Citar

Mandai, S. S., Furlanetto, T., Ueno, H. M., & Souza, M. M. P. (2024). Avaliação de impacto ambiental e a (in)viabilidade das alternativas locacionais de aeroportos. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 63. https://doi.org/10.5380/dma.v63i0.86216

Edição

Seção

Artigos