Avaliação de impacto ambiental e a (in)viabilidade das alternativas locacionais de aeroportos
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v63i0.86216Palavras-chave:
análise multicriterial, estudo de impacto ambiental, estudo de localização, hierarquia de mitigaçãoResumo
O estudo de localização da Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) requer a abordagem do binômio tipologia-localização do empreendimento em análise. Para atividades aeroportuárias, estão previstas regulações legais ambientais e determinações de agências de aviação, que visam a evitar e reduzir impactos causados por esta tipologia de empreendimento. O aeroporto Dr. Leite Lopes de Ribeirão Preto tem histórico de problemas envolvendo suas alternativas locacionais, incluindo a falta de multicritérios na análise de suas alternativas. O objetivo deste estudo foi reanalisar as oito alternativas locacionais apresentadas no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da ampliação do Aeroporto Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto. Aplicou-se análise multicritério para fatores técnicos, econômicos, ambientais e sociais, atribuindo valor zero para fatores que indicassem inaptidão. Para classificar cada alternativa locacional, calculou-se o produtório dos fatores, resultando na exclusão de locais considerados inaptos para, pelo menos, um dos fatores. A partir disso, ocorreu uma comparação entre a escolha do sítio pelo EIA e a alternativa em potencial apontada pelo presente trabalho. A classificação obtida indica que Ribeirão Preto dispõe de sítios com viabilidade ambiental para a atividade aeroportuária, mas que o sítio do aeroporto Leite Lopes é considerado inapto para operação e ampliação com base na análise multicritério aplicada, devido aos impactos significativos ali presentes. Com base no EIA, o sítio com a maior pontuação dos critérios é do aeroporto Dr. Leite Lopes, enquanto a reclassificação indica o sítio da Usina Galo Bravo II.
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