Perfil da agricultura e dos mercados de orgânicos no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v62i0.85418

Palavras-chave:

mercados orgânicos, agroecologia, Censo Agropecuário 2017, Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, agricultura familiar

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar qualiquantitativamente os dados estatísticos oficiais sobre a produção orgânica no Brasil e relacioná-los com tendências de consumo, de forma a explicitar mudanças ocorridas nos mercados alimentares de orgânicos brasileiros nos últimos anos. Para tanto, foi realizado um levantamento a partir dos dados do Censo Agropecuário 2017, complementado por séries históricas do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos. Além disso, foram levantadas informações sobre os mercados de orgânicos no país, bem como pesquisas que pudessem contribuir para a análise da dinâmica tanto da produção quanto do consumo de orgânicos. A análise dos dados do Censo apontou que os estabelecimentos com agricultura orgânica correspondem a 1,28% do total no país, compondo um perfil preponderante de estabelecimentos com área até 20 hectares. Os produtores orgânicos são, em sua maioria, agricultores familiares, proprietários de terras, com pouca orientação técnica. A análise dos dados evidencia um crescimento tanto do número de produtores certificados quanto dos mercados de orgânicos, uma heterogeneidade da agricultura orgânica e uma complexidade nas dinâmicas dos mercados que os dados analisados e disponíveis no país não permitem entender por completo. Aponta-se, a partir disso, para a necessidade de amplificação das informações sobre produção orgânica pelo IBGE, tendo em vista uma possível imprecisão da relevância da produção e dos mercados orgânicos no país.

Biografia do Autor

Andréia Vigolo Lourenço, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

Doutora em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS).  Pesquisadora colaboradora junto ao Grupo de Estudos em Desenvolvimento Rural e Mata Atlântica (DESMA - UFRGS) e ao Círculo de Referência em Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (ASSSAN - CR). 

Marcio Gazolla, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, PR

Profº titular na UTFPR - Campus Pato Branco/PR.  Doutor em Desenvolvimento Rural. Professor do Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias (DAGRO). Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Líder do Grupo de estudos e pesquisas em Desenvolvimento, Alimentação, Mercados e Políticas Públicas (GePPADeM) - http://pb.utfpr.edu.br/geppadem/. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (GEPAD) - https://www.ufrgs.br/agrifood/. Bolsista de Produtividade Científica do CNPq.

Sergio Schneider, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

Professor Titular de Sociologia do Desenvolvimento Rural e Estudos da Alimentação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Coordenador GEPAD:www.ufrgs.br/agrifood. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq, PQ1B. 

Publicado

2023-11-27

Como Citar

Lourenço, A. V., Gazolla, M., & Schneider, S. (2023). Perfil da agricultura e dos mercados de orgânicos no Brasil. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 62. https://doi.org/10.5380/dma.v62i0.85418

Edição

Seção

Artigos