Dimensões do desenvolvimento territorial sustentável na análise da cidade turística de Matinhos, costa sul do Brasil – a construção histórica do território vista desde o processo de regulamentação do uso e ocupação do solo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v62i0.82969

Palavras-chave:

socioambiental, espacial, institucional, DTS, Matinhos

Resumo

O objetivo do artigo é evidenciar como o processo de regulamentação relativo ao uso e ocupação do solo influenciou a conformação de três dimensões do desenvolvimento territorial sustentável (ecológica, espacial e institucional), considerando a trajetória da cidade litorânea de Matinhos, localizada no sul do Brasil, cuja ocupação está relacionada ao turismo de segundas residências. A pesquisa foi baseada no método histórico-documental que possibilitou a realização da análise de eventos sob a perspectiva cronológica, em caráter longitudinal. As principais fontes da pesquisa histórica foram os documentos relativos ao uso e ocupação do solo que incidiram diretamente sobre o município. A análise permitiu a identificação de três eixos que explicitam as dimensões, constatando que no processo de construção do território pesquisado as mudanças institucionais e normativas da gestão do território ocorreram, mas se mostraram mecanismos insuficientes para configurar um tipo de desenvolvimento territorial sustentável.

 

Biografia do Autor

Cinthia Maria de Sena Abrahão, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Matinhos, PR

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da Universidade Federal do Paraná.

Elaine Cristina de Oliveira Menezes, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Matinhos, PR

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da ESAG/UDESC (2015). Professora do Curso de Administração Pública da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência em pesquisas na área de gestão pública e participação social, orçamento público, planejamento governamental e desenvolvimento territorial sustentável. 

Liliani Marilia Tiepolo, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Matinhos, PR

Licenciada e Bacharel em Biologia pela PUC-PR, Mestre em Ciências Florestais na área de Conservação da Natureza pela UFPR, Doutora em Zoologia pelo Museu Nacional da UFRJ. Professora Associada II no Setor Litoral da UFPR onde foi coordenadora do Curso de Gestão Ambiental e do Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável (2015-2019). Especialista em mamíferos, desenvolve pesquisas em sistemática, taxonomia, biogeografia e conservação, em especial com roedores, marsupiais e ungulados. É Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS) da UFPR na linha de pesquisa Ecologia e Biodiversidade da Mata Atlântica. Desde 2015 é tutora do Programa de Educação Tutorial Comunidades do Campo, modalidade Conexões de Saberes. Pesquisa levantamentos de biodiversidade para estudos ambientais e levantamentos de populações de grandes vertebrados selvagens, nativos ou exóticos, nas principais bacias hidrográficas do Brasil para estudos de diagnóstico, avaliação, monitoramento e conservação. Tem interface de atuação em manejo e gestão de áreas naturais protegidas, gestão da biodiversidade, conflitos ambientais, desenvolvimento territorial em ambientes rurais e urbanos e avaliação de impactos ambientais. É líder do grupo de pesquisa Ecologia e Biodiversidade de Ecossistemas Subtropicais e faz parte dos grupos de pesquisa em Citogenética Animal e Desenvolvimento Territorial Sustentável.

Publicado

2023-10-27

Como Citar

Abrahão, C. M. de S., Menezes, E. C. de O., & Tiepolo, L. M. (2023). Dimensões do desenvolvimento territorial sustentável na análise da cidade turística de Matinhos, costa sul do Brasil – a construção histórica do território vista desde o processo de regulamentação do uso e ocupação do solo. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 62. https://doi.org/10.5380/dma.v62i0.82969

Edição

Seção

Artigos