Avaliação dos sistemas de gestão de resíduos de serviços de saúde: estudo de caso em um hospital público regional brasileiro
Resumo
O objetivo desta pesquisa é propor uma avaliação dos Sistemas de Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde (SGRSS) e sua aplicação ao contexto de um Hospital Público Regional localizado no interior do estado de São Paulo, Brasil. A metodologia adotada na pesquisa foi um estudo de caso, do tipo exploratório e de ordem qualitativa. Sua relevância é atestada, pois vai além da dimensão operacional que é comumente abordada em outras pesquisas, agregando, assim, as dimensões administrativa, ambiental e financeira. Para tanto, apresenta-se variáveis e indicadores em uma avaliação integrada à sua aplicabilidade gerencial. Os resultados indicam que o SGRSS do Hospital Público estudado necessita ser aperfeiçoado, tendo a dimensão operacional, bem como seu modelo preponderante, uma maior relevância gerencial. A contribuição desta pesquisa, ancorada nas informações dos modelos de avaliação encontrados na literatura, recai sobre a aplicação de um modelo de Avaliação dos Sistemas de Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde mais abrangente, assim como no direcionamento para o Gerenciamento integrado de resíduos nas organizações hospitalares, que servirá como instrumento de avaliação para os gestores no sistema de Gestão dos RSS.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v60i0.78032

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

A partir de 2023, Desenvolvimento e Meio Ambiente de https://revistas.ufpr.br/made está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. CC BY 4.0
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.ufpr.br/made/about.