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“Os pobres tereis sempre convosco”: Simmel e as ambivalências da caridade católica no semiárido brasileiro

Jairo Bezerra Silva, Lemuel Dourado Guerra, Jânesson Gomes Queiroz, Larissa da Silva Ferreira Alves

Resumo


Neste artigo analisamos, com base na contribuição teórica de Simmel, o fenômeno da reprodução da pobreza enquanto fenômeno social recorrente em diversas espacialidades e temporalidades, os significados da caridade religiosa em geral e especificamente a promovida pela Igreja Católica (IC) em seus projetos de “Natal sem fome”, em interface com os discursos da Igreja sobre o Programa Bolsa Família (PBF). Os dados empíricos em que nos baseamos foram coletados por meio de uma série de visitas a igrejas do Semiárido Brasileiro (SAB) (região de Catolé do Rocha e São Bento/PB) e da realização de entrevistas semiestruturadas com uma amostra não probabilística de 10 padres da região citada, além de analisar material de conversas informais com beneficiários do PBF quando da ocorrência do pagamento do benefício antes e depois daquilo que se denomina como sendo o décimo terceiro do Bolsa Família (BF) e abono natalino nos estados da Paraíba e Pernambuco, em 2019. Ressaltamos que, na atual conjuntura política, o SAB apresenta uma configuração em que: (1) a ordem caritativa persiste forte, dado que o acesso a programas de distribuição de renda, a exemplo do PBF, não resolve a superação da vulnerabilidade social das camadas mais pobres da população, o que garante a continuidade do “mercado dos pobres”, interessante para diversas religiões, ONGs e políticos que transformam em moeda de troca eleitoral aquilo que apresentam como combate à pobreza; (2) a burocratização controlativa do programa citado tem se intensificado, agudizando a definição de miserabilidade que torna os indivíduos aptos a serem incluídos como beneficiários, embora em um ritmo e abrangência gradualmente mais limitados, fortalecendo o acesso aos direitos sociais fundamentais com base nas regras do jogo estabelecidas pelo mercado.



Palavras-chave


pobreza; igreja católica; caridade; programa bolsa família

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v55i0.73192