Sustentabilidade e educação ambiental na agricultura familiar: o caso de uma cooperativa no semiárido potiguar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v55i0.73169

Palavras-chave:

práticas sustentáveis, agroecologia, coopapi, Apodi/RN

Resumo

O trabalho teve como objetivo identificar como a Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (COOPAPI) atua em processos formativos direcionados à educação ambiental e práticas sustentáveis junto aos agricultores cooperados. Para a obtenção dos dados da pesquisa, utilizou-se da entrevista semiestruturada, visando identificar de forma detalhada o sentido e o significado atribuídos pelos agricultores familiares à relação entre educação ambiental e sustentabilidade na agricultura familiar. O estudo revelou que a temática ambiental não é vivenciada por meio de formações que possam direcionar os agricultores a introduzirem a temática em sua ambiência de forma intencional; no entanto, os agricultores vivenciam a educação ambiental por meio de suas práticas diárias de cultivo. Ainda, os agricultores veem a cooperativa como facilitadora de práticas sustentáveis, visto que a cooperativa auxilia nas tarefas de orientar os agricultores no cultivo orgânico e fiscalização, mediante o mau uso de algum recurso.


Biografia do Autor

Rosa Adeyse Silva, Faculdade do Complexo Educacional Santo André - FACESA

Mestre em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - PPGCISH/UERN, e Bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Professora do Curso de Administração da Faculdade do Complexo Educacional Santo André - FACESA.

Maria Betânia Ribeiro Torres, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade Frassinetti do Recife (1989), mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003), doutora em ciências sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora permanente doPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN).

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

Silva, R. A., & Torres, M. B. R. (2020). Sustentabilidade e educação ambiental na agricultura familiar: o caso de uma cooperativa no semiárido potiguar. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 55. https://doi.org/10.5380/dma.v55i0.73169

Edição

Seção

Sociedade e ambiente no Semiárido: controvérsias e abordagens