Avaliação empírica de um instrumento de pesquisa socioambiental: a relevância do diagnóstico participativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v53i0.65703

Palavras-chave:

ciência, tecnologia e sociedade, instrumento de pesquisa, educação ambiental, diagnóstico participativo, intervenção socioambiental

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a aplicação de um instrumento de pesquisa e seu potencial de avaliação socioambiental em amostra populacional. Trata-se de um estudo transversal com amostragem por conglomerados (22 por 10), desenvolvido em uma comunidade do Estado de Minas Gerais, Brasil. Fez-se uso de questionário validado por juízes e estruturado em quatro dimensões pontuadas em escala de Likert. Os dados foram analisados por meio de técnicas descritivas com apoio do software SPSS Statistics 22.0. Foram entrevistados 226 moradores. A coleta de dados possibilitou a construção de indicadores socioambientais relevantes para subsidiar ações de educação ambiental no campo de estudo. Os principais desafios do cenário relacionaram-se à percepção afetiva das pessoas pelo ambiente; à destinação de resíduos eletrônicos e orgânicos; e à interação social entre comunidade e instituições locais. O instrumento de pesquisa apresentou viabilidade de aplicação e potencial de avaliação diagnóstica para subsidiar um plano de intervenção em ações de educação ambiental. Ademais, firmou-se como uma oportunidade de interação com o sujeito de pesquisa, despertando-lhe interesse para enfrentamento dos problemas identificados.

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

Almeida, R., & Hayashi, C. R. M. (2020). Avaliação empírica de um instrumento de pesquisa socioambiental: a relevância do diagnóstico participativo. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 53. https://doi.org/10.5380/dma.v53i0.65703

Edição

Seção

Artigos