“Capital do Petróleo”: olhares transversais de professores da rede pública e suas perspectivas para a educação ambiental

Autores

  • Rafael Nogueira Costa Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Fátima Teresa Braga Branquinho Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Celso Sánchez Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Giuliana Franco Leal Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v52i0.62714

Palavras-chave:

teoria ator-rede, cinema, Macaé, formação continuada, educomunicação

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar como os olhares de professores sobre a suposta “Capital do Petróleo” contribuem para se fazer uma reflexão sobre uma Educação Ambiental contextualizada à realidade local. Para isso, considera-se a produção cinematográfica como um espaço para formação dialógica e horizontal. Dessa forma, os docentes descrevem, conectam e analisam os ecossistemas de acordo com os impactos da atividade petrolífera com base na teoria ator-rede. As perspectivas transversais trazem contribuições a fim de se pensar em práticas horizontais, coletivas e compartilhadas sobre a realidade local. A experiência foi favorável como processo, para a compreensão de um mundo comum, ao ampliar as interpretações da realidade, para além da visão dicotômica entre sociedade e ambiente, contribuindo, assim, para a formação continuada de professores/as.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Costa, R. N., Branquinho, F. T. B., Sánchez, C., & Leal, G. F. (2019). “Capital do Petróleo”: olhares transversais de professores da rede pública e suas perspectivas para a educação ambiental. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 52. https://doi.org/10.5380/dma.v52i0.62714

Edição

Seção

Artigos