“Capital do Petróleo”: olhares transversais de professores da rede pública e suas perspectivas para a educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v52i0.62714Palavras-chave:
teoria ator-rede, cinema, Macaé, formação continuada, educomunicaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo investigar como os olhares de professores sobre a suposta “Capital do Petróleo” contribuem para se fazer uma reflexão sobre uma Educação Ambiental contextualizada à realidade local. Para isso, considera-se a produção cinematográfica como um espaço para formação dialógica e horizontal. Dessa forma, os docentes descrevem, conectam e analisam os ecossistemas de acordo com os impactos da atividade petrolífera com base na teoria ator-rede. As perspectivas transversais trazem contribuições a fim de se pensar em práticas horizontais, coletivas e compartilhadas sobre a realidade local. A experiência foi favorável como processo, para a compreensão de um mundo comum, ao ampliar as interpretações da realidade, para além da visão dicotômica entre sociedade e ambiente, contribuindo, assim, para a formação continuada de professores/as.
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