Prolegômenos para uma teoria da beleza das paisagens em ambientes urbanos: contribuição ao desenvolvimento de uma nova cultura em termos de produção do espaço no Brasil

Autores

  • Cláudio Jorge Moura de Castilho Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), Departamento de Ciências Geográficas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Bruno Augusto Nogueira Monteiro Pontes Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), Departamento de Ciências Geográficas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v52i0.62498

Palavras-chave:

território vivido, racionalidade técnico-instrumental capitalista, cultura do desprezo, Região Metropolitana do Recife

Resumo

Retoma-se a discussão da relevância da formulação de uma teoria da beleza das paisagens com a finalidade de explicar a natureza do processo de construção de ambientes urbanos, como contribuição ao desenvolvimento de uma nova cultura em termos de produção do espaço no Brasil. A metodologia utilizada para a realização deste escrito fundamentou-se, essencialmente, na revisão da literatura acerca da questão ora delimitada, bem como na experiência empírica dos autores. Como principal contribuição a qual se chegou, ressalta-se a necessidade de se pensar e produzir espaços retomando a preocupação com a beleza das paisagens dos homens e das mulheres como viabilizadora do sentimento de amor capaz de reforçar sentimentos de pertencimento ao território.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

de Castilho, C. J. M., & Pontes, B. A. N. M. (2019). Prolegômenos para uma teoria da beleza das paisagens em ambientes urbanos: contribuição ao desenvolvimento de uma nova cultura em termos de produção do espaço no Brasil. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 52. https://doi.org/10.5380/dma.v52i0.62498

Edição

Seção

Artigos