A produção da agricultura familiar atingida pela mineração na Região Central de Minas Gerais e os (des)caminhos do desenvolvimento rural em bases familiares

Viviane Guimarães Pereira, Tayrine Parreira Brito, Gabriela Belleze, Kalahan de Mello Battiston

Resumo


O presente artigo busca analisar a importância da produção material da agricultura familiar na região central de Minas Gerais, nos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim, e como o projeto minerário “Minas Rio”, levado a cabo pela multinacional Anglo American desde 2008, compromete a disponibilidade de recursos das comunidades atingidas, interferindo nos processos de desenvolvimento rural em bases familiares. Este trabalho é resultado de pesquisa interdisciplinar desenvolvida entre 2015 e 2016 que teve como objetivo assessorar entidade de apoio à agricultura familiar na região a partir da caracterização das comunidades atingidas. As coletas de dados foram realizadas por meio de entrevistas realizadas nas unidades de produção familiares, bem como de agentes de desenvolvimento rural nos três municípios pesquisados. O conjunto de resultados encontrados mostrou que apesar da região ser caracterizada pela presença marcante da agricultura familiar, com potencial para alavancar o desenvolvimento em bases sustentáveis, através de produção rica e processos de beneficiamento tradicionais, o projeto minerário na região afetou as famílias agricultoras no que toca ao acesso aos recursos naturais, sobretudo hídricos, bem como provocou um esvaziamento do campo, alterando drasticamente os rumos do desenvolvimento rural em bases sustentáveis e territoriais. Há, contudo, uma indicação no resultado do estudo de que as famílias desenvolvem estratégias e diversas maneiras de resistir e permanecer em suas terras.


Palavras-chave


desenvolvimento; agricultura familiar; ambiente; mineração

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v53i0.62145

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Desenvolvimento e Meio Ambiente. ISSN: 1518-952X, eISSN: 2176-9109

Flag Counter

 
A partir de 2023, Desenvolvimento e Meio Ambiente de https://revistas.ufpr.br/made está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. CC BY 4.0
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.ufpr.br/made/about.