Pobreza y medio ambiente: una medición con micro-datos para el Norte Grande Argentino
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v50i0.60364Palavras-chave:
pobreza, medio ambiente, Norte Grande ArgentinoResumo
El presente trabajo intenta analizar los vínculos existentes entre pobreza urbana y medio ambiente, con especial énfasis para el caso del Norte Grande Argentino en el período 2011-2016. De esta forma, se analizan las condiciones ambientales que experimentan personas pobres y su situación en relación a los no-pobres, utilizando indicadores relativos a condiciones sanitarias de los hogares, localización de la vivienda, y fuentes de energía empleadas. En todos los casos con datos provistos por la Encuesta Permanente de Hogares publicada por el Instituto Nacional de Estadísticas y Censos. Se encuentra que las personas pobres se enfrentan a un medio ambiente más deteriorado que las no-pobres y que esta situación se agrava en el Norte Grande Argentino en relación al resto del país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.

