Comunicação e a Convenção sobre Diversidade Biológica: uma leitura sobre o Parque Estadual da Ilha Grande (Rio de Janeiro, Brasil) e o Parque Natural da Maremma (Toscana, Itália)

Elizabeth Oliveira, Marta de Azevedo Irving, Lionello Franco Punzo

Resumo


A conservação da biodiversidade representa uma demanda contemporânea de grande complexidade. Em cenários de crise ambiental, diversos grupos sociais têm buscado influenciar o processo de tomada de decisão, por meio de pactos como a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), principal acordo internacional orientador de políticas públicas dirigidas a essa agenda. No âmbito da CDB, a comunicação é reconhecida como um componente fundamental para a sensibilização da sociedade sobre a importância dessa temática. Partindo desse pressuposto e considerando o papel estratégico das áreas protegidas para a conservação da biodiversidade global, o objetivo deste artigo é interpretar como as ações de comunicação se expressam na gestão de duas áreas protegidas localizadas em contextos geográficos, socioeconômicos e ambientais distintos. Neste recorte, foram selecionados o Parque Estadual da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, Brasil, país líder mundial em diversidade biológica; e o Parque Natural da Maremma, região da Toscana, Itália, país que responde pela maior biodiversidade da União Europeia. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas com interlocutores da gestão pública e análise de ferramentas de comunicação virtuais disponíveis, foi possível avaliar que há ações em curso, em ambos os parques. Porém, considerando que, dentre as 20 Metas de Aichi (pactuadas pela CDB para 2011-2020), a Meta 1 remete à sensibilização da sociedade sobre a relevância da biodiversidade, diferenças evidentes são observadas em relação à maneira como a gestão de cada parque gera e divulga suas informações, o que tende a influenciar o alcance dessa meta, em cada caso.


Palavras-chave


áreas protegidas; Convenção sobre Diversidade Biológica; comunicação; Parque Estadual da Ilha Grande; Parque Natural da Maremma

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v46i0.56971



Desenvolvimento e Meio Ambiente. ISSN: 1518-952X, eISSN: 2176-9109

Flag Counter   

 Licença Creative Commons
Desenvolvimento e Meio Ambiente de https://revistas.ufpr.br/made está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.ufpr.br/made/about.