Resistência ou proposta? Situação e perspectivas da produção agroecológica de ovinos na Região Metropolitana do Uruguai

Rodrigo García Ferreira

Resumo


Nos últimos anos, a produção de ovinos mostrou sinais de crescimento na Região Metropolitana (RM) do Uruguai e aparece como possibilidade para os agricultores familiares na Região. Em particular, a produção de ovinos baseada no manejo agroecológico aparece como alternativa para esses agricultores. Este estudo analisa a situação da produção de ovinos na RM, especialmente aquela de base agroecológica, visando identificar e avaliar essa proposta como uma possível alternativa de resistência para agricultores familiares na Região. Para isso, suas principais possibilidades e limitações foram analisadas. Pesquisa documental e bibliográfica foram realizadas para analisar as transformações da realidade agrária e na produção de ovinos na Região nos últimos anos. Entrevistas com técnicos e produtores com ligação e experiência com o tema foram implementadas, assim como um grupo de discussão. Em nosso trabalho fica evidente que o crescimento da produção de ovinos nos últimos quinze anos na RM esteve especialmente baseado nos pequenos agricultores familiares locais, em contraste com o desenvolvimento histórico dessa produção no país. Em relação à produção agroecológica de ovinos, existem experiências incipientes que geram interesse em consumidores e alguns produtores, mas seu espaço é quase nulo na pesquisa e nas políticas públicas, com pouco conhecimento acumulado sobre o assunto. Fomentar a pesquisa, formação e, principalmente, o debate sobre a necessidade de mudanças em modelos tecnológicos no interior das organizações de agricultores familiares aparecem como movimentos necessários para tornar a produção agroecológica de ovinos uma alternativa viável.

Palavras-chave


produção agroecológica de ovinos; agroecologia; agricultura familiar

Texto completo:

PDF (Español (España))


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v45i0.53529



Desenvolvimento e Meio Ambiente. ISSN: 1518-952X, eISSN: 2176-9109

Flag Counter   

 Licença Creative Commons
Desenvolvimento e Meio Ambiente de https://revistas.ufpr.br/made está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.ufpr.br/made/about.