Técnica e ética ambiental: um debate entre Jonas e Larrère e Larrère
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v45i0.50627Palavras-chave:
ética, natureza, política, técnicaResumo
Este texto tem por objetivo analisar as implicações do poder da técnica sobre a natureza e os princípios éticos que devem visar à superação desses problemas no mundo contemporâneo, com base em três autores centrais: Hans Jonas e Catherine e Raphäel Larrère. A problemática central do texto é a de que os três autores estão de acordo quanto ao fato de que a promessa da tecnologia moderna converteu-se em ameaça para a humanidade e de que os pressupostos da ética tradicional já não se mostram suficientemente adequados para contornar essa situação. No entanto, eles entram em conflito quanto à operacionalização de uma resposta mais eficaz a esse problema. Jonas propõe o princípio responsabilidade, enquanto Larrère & Larrère sugerem o princípio de precaução. Assim, este artigo visa contribuir com o debate atual sobre a ética ambiental nas ciências ambientais, sob uma perspectiva interdisciplinar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.