Mineração, impactos locais e os desafios da diversificação: revisitando Itabira
Resumo
Neste texto, argumenta-se que, no contexto brasileiro, a mineração de grande escala gera significativos impactos ambientais e consideráveis desafios à dinamização da economia local. Este argumento, é apresentado a partir de estudo de caso em Itabira (MG); a pesquisa identifica sérios problemas ambientais e sociais na cidade, além de dificuldades estruturais da promoção de políticas de diversificação econômica e de superação da dependência da atividade de extração mineral. A pesquisa foi realizada a partir de levantamento bibliográfico e entrevistas semi-estruturadas com informantes-chave. Ela trata da história de Itabira, a instalação da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), assim como aspectos sociais e econômicos do desenvolvimento local. O estudo sugere que existem questões econômicas, inerentes ao setor extrativista, que limitam o surgimento e consolidação de outros setores. Assim, entender em maior profundidade a dinâmica econômica de cidades do Quadrilátero Ferrífero torna-se imperativo para debater a superação do modelo baseado em extração mineral na região.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v41i0.49360

A partir de 2023, Desenvolvimento e Meio Ambiente de https://revistas.ufpr.br/made está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. CC BY 4.0
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.ufpr.br/made/about.