Ênfases jornalísticas na cobertura da COP 21 (Paris, 2015) nas versões norte-americana, brasileira e francesa do site The Huffington Post

Autores

  • Myrian Del Vecchio de Lima Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Mônica Cristina Fort Universidade Tuiuti do Paraná
  • Otávio Cezarini Ávila Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR)
  • Augusta Gern Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Manoella Fortes Fiebig Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v40i0.49044

Palavras-chave:

mudanças climáticas, jornalismo digital, cobertura jornalística, Ethos discursivo, COP21

Resumo

O jornalismo é responsável por disseminar informações relevantes à sociedade e, com isso, pode, em determinados contextos, permitir reflexão e tomadas de decisão. No entanto, seu ethos discursivo acaba acentuando algumas ênfases. No jornalismo online, essa amplificação se acentua, pois é preciso despertar o interesse do internauta envolvido em um universo altamente fluido de conteúdo. De outra parte, a complexa questão das mudanças climáticas globais se tornou um tema midiático extremamente visibilizado; pesquisas na área apontam que a mídia evidencia ênfases alarmistas relacionadas a riscos e ameaças ambientais, pressupondo-se que isso pode levar à sensação de medo. Ao examinar a cobertura da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança no Clima (COP21, Paris, 2015), perguntamos: quais ênfases se evidenciaram nas notícias sobre esse evento global? Como recorte, examinamos os títulos e lides das matérias publicadas na cobertura das edições brasileira, norte-americana e francesa do site The Huffington Post, analisando-os em suas “ênfases” e “enquadramentos”. Ao final, questiona-se se, por meio dessa cobertura, o leitor pode ser levado à sensação de medo ou a uma sensibilização que estimule o enfrentamento dos riscos climáticos.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Del Vecchio de Lima, M., Fort, M. C., Ávila, O. C., Gern, A., & Fiebig, M. F. (2017). Ênfases jornalísticas na cobertura da COP 21 (Paris, 2015) nas versões norte-americana, brasileira e francesa do site The Huffington Post. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 40. https://doi.org/10.5380/dma.v40i0.49044

Edição

Seção

Comunicação e Mudanças Climáticas: uma discussão necessária e urgente