Bem Viver como paradigma de desenvolvimento: utopia ou alternativa possível?

Liliane Cristine Schlemer Alcantara, Carlos Alberto Cioce Sampaio

Resumo


A sociedade de consumo coloca em risco a sobrevivência do planeta. Na América Latina, surgem abordagens de desenvolvimento, ancoradas em paradigmas e ideologias com larga existência, como o “Bem Viver”. No esforço de identificar o que já foi publicado sobre “Bem Viver”, “Bien Vivir/Vivir Bien” e “Good Living”, analisou-se, de 2001 a 2015, 66 periódicos qualificados de forma articulada, por meio de estudo bibliométrico, utilizando-se como técnica de medição a lei de dispersão de periódicos de Bradford. A pesquisa enquadra-se como bibliográfica e documental. Os artigos continham, além da palavra “Bem Viver”, no título, resumo, palavras-chave e/ou na introdução, termos associados ao tema principal, a exemplo de: “desenvolvimento,” “bem comum”, “bem estar subjetivo”, “interculturalidade” e “transdisciplinaridade”. As fontes bibliográficas de pesquisa foram as plataformas Web of Science, Scielo e Portal de Periódicos da CAPES. O resultado demonstrou que o Bem Viver, enquanto proposta em construção, apresenta-se como uma crítica ao consumo inconsequente quanto à degradação ambiental e, enquanto sinônimo de felicidade, busca privilegiar o equilíbrio entre bem-estar e sustentabilidade.


Palavras-chave


Bem Viver; desenvolvimento; interculturalidade; transdisciplinaridade

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v40i0.48566



Desenvolvimento e Meio Ambiente. ISSN: 1518-952X, eISSN: 2176-9109

Flag Counter

 
A partir de 2023, Desenvolvimento e Meio Ambiente de https://revistas.ufpr.br/made está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. CC BY 4.0
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.ufpr.br/made/about.