O papel social da Universidade e o desenvolvimento regional a partir da análise da atuação da UFPR no Litoral Paranaense
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v41i0.46759Palavras-chave:
universidade, políticas públicas, litoral do ParanáResumo
O artigo discute o papel social e contraditório da Universidade, tendo como fundamento teórico a produção gramsciana, com destaque para a relação entre hegemonia, educação e intelectual orgânico, proposta pelo referido autor. As reflexões são circunstanciadas no território do Litoral do Paraná, lócus de atuação de um dos campi da Universidade Federal do Paraná. Na perspectiva de discutir as contribuições dessa instituição no debate de políticas públicas e no desenvolvimento da região, o texto discorre sobre alguns projetos e ações em andamento, bem como elenca demandas e potencialidades identificadas a partir da sistematização da prática docente nessa região, que envolve ensino, pesquisa e programas de extensão. A perspectiva gramsciana subsidia e reforça a necessidade de articulação com os movimentos sociais, a tessitura de uma nova sociabilidade, bem como a construção de práticas educativas emancipatórias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.

